DETOX MENTAL

Como já percebeste esta página existe para que tu possas "existir com qualidade", para que conheças o bem-estar, a liberdade e o verdadeiro significado da palavra saúde. Para mim, a liberdade alcança-se quando interiormente nos sentimos bem connosco próprios, quando estamos realmente realizados com as nossas opções de vida. Muitas vezes, sem conseguirmos explicar porque existe dentro de nós uma espécie de sufoco que causa ansiedade, stress, irritabilidade e acima de tudo uma constante insatisfação para com a vida. Quando experienciamos sensações como estas, são indícios de que algo não está bem, provavelmente sentes que tens “sobrevivido” e não vivido, pois são duas coisas completamente distintas. 

Quando estás a viver acordas com ânimo, tens vontade de aproveitar o dia, podes sair cansado do trabalho mas o cantar dos pássaros não te passa despercebido, pode estar a chover mas encantaste com o cair da chuva nas árvores, no mar, deixas o som da chuva fazer vibrar o teu coração. Quando estamos vivos, estamos muito mais despertos para as pequenas coisas da vida. Quando estamos em modo “piloto automático”, chegamos a casa, sem saber como pois não existe memória de percorrer o percurso até lá, fazemos o jantar à pressa pois só queremos desesperadamente cair no sofá e ver televisão para não pensar em mais nada, e caimos na cama pedindo para ter coragem e energia para repetir tudo no dia seguinte.

Rute Caldeira, practicing yoga
É precisamente, por estarmos cada vez mais nesta tendência do piloto automático que tive a necessidade de criar um programa (Dieta Espiritual) que nos ajudasse a “olhar para dentro de nós”, que nos ajudasse a resgatar o entusiasmo pela vida. Estamos alienados de nós próprios, do nosso bem-estar, da nossa saúde. Precisamos fazer um detox mental, retirar todos aqueles pensamentos que nos levam para o fundo do poço e nos fazem acreditar que “é a vida”, uma frase típica dos portugueses que nos confina à zona do conforto. Viver na zona de conforto parece-nos isso mesmo – um porto confortável e seguro, mas a longo prazo ele é um sítio perigoso que alimenta tristeza, frustração, desânimo e stress. Mantemo-nos ali, alimentando pensamentos que deixam esfomeados os nossos sonhos e que desidratam a nossa alma. Houve uma pergunta que fiz a mim própria há anos e que faço por não esquecer, pois preciso dela quando por alguma razão é necessário espicaçar-me a mim própria – porque estou eu aqui? Afinal o que é estar vivo? Estar vivo é o contrário de estar morto, como disse o sábio filósofo Platão. Esta não é uma frase sem sentido, muito pelo contrário, ela diz muito entre as sobrelinhas. Estar vivo é não ter medo de arriscar, é correr riscos, é ir atrás dos sonhos, é arranjar soluções para os desafios e não desculpas para as oportunidades. Por vezes temos as frechas das portas abertas e temos medo as abrir por completo por recear ver o que está por trás delas. Uma das coisas que precisamos desintoxicar da nossa mente é o medo, o medo é a toxina mais perigosa com que alimentamos a nossa massa cinzenta.

Este Detox Mental servirá para partilhar contigo estratégias de psicologia positiva, estratégias de como dormir bem, de como acordar bem-disposto, de como encarar os desafios com ânimo leve e inteligência emocional. Serão exercícios que servirão para limpares a tua mente de “pensamentos gordos” e a alimentares com pensamentos light e nutritivos. Acredita em mim, a tua alma vai agradecer e tu também! :)

                                          Podes acompanhar-me também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário