quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NÃO QUERO SABER!

| 5 Comments


Muitas vezes estamos mais focados e preocupados no que os outros pensam, do que propriamente nas vontades do nosso coração.

Há dias uma pessoa muito especial para mim (tenho várias pessoas especiais à minha volta e sinto-me verdadeiramente abençoada por isso) partilhou na minha página um texto sobre as 15 coisas que as Pessoas Verdadeiramente Felizes não se preocupam, esse texto fez-me sorrir, pois revi-me em alguns desses pontos, outros confesso que tenho de trabalhar, e tenho muita motivação para essa "trabalho", é muito positivo termos uma constante vontade de ser pessoas melhores - esse devia ser o nosso grande desafio, ser melhor, cada vez melhor. Mas para trabalharmos em nós é importante, aliás imprescindível, desligarmo-nos do outro. Do que pensam, do que vão falar, da cara que fazem, do medo que sentem por nós. Aprendi a desligar-me completamente das expectativas da sociedade quando me despedi há 3 anos. Sabia que ia "assustar" os meus pais por largar um trabalho seguro num período de crise (já oiço falar sobre este período de crise há anos), mas o meu maior medo não era o amanhã, era não viver o hoje. O meu maior medo não era deixar

de corresponder às expectativas dos meus pais e dos meus amigos (sim porque alguns deles também tiveram medo por mim), o meu grande receio era não corresponder às minhas próprias expectativas, era não seguir a verdade do coração - o meu coração pedia-me para saltar, para ir em frente, para ir atrás do trabalho que me despertava paixão - ser "médica da alma" (gosto deste nome), o meu maior medo era perder a identidade por ouvir mais os outros do que me ouvia a mim mesma. E bastou ter dado o murro na mesa uma vez, para a frase "não quero saber" ser um dos meus mais valiosos mantras. E quando digo não quero saber, não significa que desprezo as opiniões de quem se preocupa comigo, significa antes que hoje em dia vou atrás do "feeling", aquele feeling arrebatador que não te engana, que te mostra taxativamente - É POR ALI. E não há maior verdade que essa, a verdade da tua essência que te pede para Ser.


Quando buscas respostas sobre o caminho a seguir nunca deves procura-las na opinião dos outros, deves encontrá-las nos teus suspiros, na tua intuição, no teu peito. E atenção não digo isto porque fica bonito dizer e sim porque é uma verdade que uso no meu dia-a-dia. Já me aconteceu tantas vezes tomar decisões que para muitos era uma "inconsciência" e para mim....para mim foi das mais saborosas vitórias que alcancei, e porquê? !Porque não me deixei consumir pelo medo, não deixei que o "vê lá se depois..." me cortasse as asas. No medo de não ter ar no amanhã, nós deixamos de respirar o hoje. Só que eu amanhã não sei se estou viva e hoje certamente estou!!! E enquanto estou viva eu preciso de me ouvir a mim, preciso esquecer a aprovação dos outros - NÃO QUERO SABER DE APROVAÇÕES, quero saborear tudo, quero e preciso saborear cada vitória da vida, por mais pequena que ela seja. Saborear um jantar com amigos, como se amanhã não os voltasse a ver, abraçar alguém que amo, sentir o seu cheiro, a sua vibração de carinho, não com o pensamento "posso fazer isto muitas vezes" e sim com a entrega de "quero aproveitar ao máximo". Mas como aproveitamos nós ao máximo se nos formataram e formatam a toda a hora para o amanhã?! Para o "emprego fixo, casamento fixo, carro fixo, casa fixa" - NÃO QUERO SABER!!!

Para mim o que importa não é morrer velha, pois nessa velhice posso ter um espelho de "100 anos" e nesse século perceber que pouco fiz e que mal vivi. Importa-me antes viver agora, JÁ...e não contabilizar pés de meia para a velhice que nem se quer sei se vou ter, e sim aproveitando o que a vida me dá enquanto existe energia para correr,
dançar, viajar, arriscar, AMO ARRISCAR, os riscos trazem-me tantas conquistas e tanta vivacidade!

Este texto, como todos os outros, fala sobre a coragem, encoraja-te a ter coragem para desapegares do que "parece certo" e esqueceres o que é errado. Isso não existe. Na verdade não existe certo nem errado, nem se quer existe verdade - existem escolhas e sentimentos e eles sim são verdadeiros. Para mim o valor não está em coleccionar coisas e SIM EM COLECCIONAR MOMENTOS. Traz esses momentos para a tua vida e vive por inteiro, pois quem tem medo vive o sabor pela metade :)

Bom final de dia e boa dieta :)




5 comentários:

  1. AMEI ESTE TEU TEXTO! Como todos os outros que escreves, mas este está qualquer coisa! <3

    ResponderEliminar
  2. Janeca confesso que este texto é dos meus preferidos :)
    Ao mesmo tempo que o escrevia o coração pulsava mais rápido devido à intensidade das emoções que passava para este papel electrónico :)
    Obrigada por estares desse lado!

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ter força para pensar e coragem para agir assim! Lindíssimo texto!

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera ter força para pensar e coragem para agir assim! Lindíssimo texto!

    ResponderEliminar
  5. Adorei ler o seu texto. Obrigado por ser quem é.
    Estou a dar os primeiros passos, tenho força para continuar e ir mais longe.
    Obrigado
    Maria João

    ResponderEliminar